Este é um evento co-organizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para discutir um conceito novo e cada vez mais relevante da Internet Significativa no Brasil.
A oferta de internet banda larga no Brasil já alcança cerca de 90% da população. As políticas públicas e regulação setorial da última década criaram um ambiente saudável de competição e promoção do investimento privado em expansão das redes de banda larga fixa e móvel no setor de telecomunicações, que hoje conta com milhares de prestadores. Entretanto, ainda existem cerca de 19 milhões de pessoas vivendo em regiões do país onde não há oferta de conectividade fixa ou móvel.
Além disso, o preço da conectividade no país, e a falta de habilidades digitais da população são apontados como grandes desafios à adoção produtiva da conectividade no país. A pesquisa TIC Domicílios 2021 mostrou que a falta de habilidades digitais na população brasileira é uma realidade em todas as faixas de renda, e que é necessário promover a integração da Internet à outras atividades produtivas que vão além das ferramentas de interação social.
Nesse contexto, os agentes públicos federais e estaduais, e o setor de telecomunicações têm o desafio de avançar em uma agenda de iniciativas concretas que promovam o acesso a uma conectividade significativa, de qualidade e preços módicos, que realmente atenda às necessidades
de toda a população brasileira.
Incentivos públicos deverão ser desenhados por entes federais e subnacionais para promover a inclusão e alfabetização digital da população mais carente, bem como para incentivar a oferta de conectividade em áreas rurais, na periferia de grandes centros urbanos, e em cidades pequenas do interior do país.
Objetivos do Evento
a) Trocar experiências e fomentar o debate de forma a buscar uma harmonização de entendimento sobre o conceito de Conectividade Significativa para o Brasil.
b) Pautar a necessidade de promoção da Conectividade Significativa, em seus distintos aspectos, no centro da agenda de políticas públicas e regulação do setor de telecomunicações do Brasil.
c) Engajar tomadores de decisão e técnicos do governo federal e dos governos estaduais, assim como a sociedade civil e os provedores de conectividade, na discussão de incentivos públicos para promoção da conectividade significativa à toda a população brasileira.
Mais informações
● Evento presencial, com transmissão ao vivo pela internet
● Data: 25 e 26 de abril de 2023
● Local: Auditório Renato Guerreiro – Anatel – Brasília/DF
● Evento aberto apenas a participantes convidados e imprensa credenciada